quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dresden, glória, morte e ressurreição


Documentário apresentando a história de Dresden em seu apogeu, no alto barroco alemão (séculos XVII e XVIII), sua destruição na II Guerra Mundial e sua reconstrução após a reunificação da Alemanha. O filme valoriza o patrimônio artístico de Dresden, especialmente sua música e coleções.

Filme: Dresden, glória, morte e ressurreição
No Vimeor, com melhor qualidade: Dresden, glória, morte e ressurreição

Apresentado originalmente no StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo, Porto Alegre, RS, Brasil.

O autor agradece à Alexander von Humboldt Stiftung a bolsa de pesquisa que viabiliza sua presença junto à Universidade de Heidelberg (03/2008-02/2009).

O autor agradece também ao Departamento de História IFCH-UFRGS pela concessão do afastamento pelo período de um ano (03/2008-02/2009) para realizar estudos na Alemanha, bem como ao prof. Dr. José Augusto Avancini, que generosamente o substitui na docência em História Antiga neste período.

4 comentários:

aleph3 disse...

## = Por que? --> Por que??? = ##
Olá; parabéns pela escolha do estudo e da sua boa pág. na Web.

1º - Por que será que não gostamos (os q navegam) de postar comentários nos blogs? - Resp. parece ser um costume nosso. Não consideramos ser importante nossa opinião p o autor do que lemos, mesmo que o assunto seja ótimo.###

2º - Mas... Por que
bombardear de uma forma insana uma cidade como Dresden, se a guerra já havia terminado???? - Não haveria motivo, mesmo que a guerra estivesse no início.
Já pesquisei muito. Conheço as desculpas e também os argumentos até de generais de 4 estrelas, qdo foi liberado os documentos, que até então eram secretos (1967 + ou -) - Pessoalmente creio que as "grandes" guerras transformam os homens de tal forma que a insanidade passa a dominar suas mentes. Não vou citar nomes, mas todos os que tinham poder de decisão sobre os bombardeios, cometeram um montruoso crime contra a humanidade ao bombardear Dresden.

Antonio Carlos - Lins,SP - Brasil

Aloisio Petrus Espíndola disse...

Caro Francisco,muito bonito o documentário, parabéns!
Gostaria de saber como foi documentar as “Cidades de Bach” e se você pode disponibilizar algum material pra eu ver e conhecer um pouco mais sobre a obra de Bach.
Ano que vem, 2010, quero visitar essas cidades e, com sua ajuda, eu poderia encurtar alguns caminhos.
Obrigado,
Aloisio

elektrofossile disse...

Dresden é, hoje, palco de confrontos com o neofachismo. NAZI, raus!

elektrofossile disse...

NAZI, raus !!!