domingo, 9 de novembro de 2008

Sendas do Paganismo


Documentário apresentando a história do paganismo greco-romano, sua gênese na Antigüidade Tardia e desenvolvimento histórico, bem como suas escolas de interpretação, especialmente as obras de Peter Brown e de Aby Warburg.

Apresentado originalmente no Ciclo de debates em História Antiga: o estágio atual da pesquisa e docência no RS, atividade do GT História Antiga da ANPUH-RS, realizada sob coordenação da profa. Drnda. Deise Zandoná e da profa. Dra. Kátia Maria Paim Pozzer, na ULBRA, dias 03 e 04 de outubro de 2008. O video foi exibido acompanhado de tele-conferência.

Filme (versão 3): Sendas do Paganismo (no Vimeo)

O autor agradece à Alexander von Humboldt Stiftung a bolsa de pesquisa que viabiliza sua presença junto à Universidade de Heidelberg (03/2008-02/2009).

O autor agradece também ao Departamento de História IFCH-UFRGS pela concessão do afastamento pelo período de um ano (03/2008-02/2009) para realizar estudos na Alemanha, bem como ao prof. Dr. José Augusto Avancini, que generosamente o substitui na docência em História Antiga neste período.

2 comentários:

Leandro Hecko disse...

buenas sr Marshall
baixei o vídeo e o transformei para assistir...
excelente, não conhecia mais essa qualidade do professor...
parabéns, divulgarei seu blog...
abraço

Rafael disse...

Caro professor Francisco Marshall,

Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade disponível gratuitamente. Espero ansioso por mais documentários.

Abraço