terça-feira, 13 de outubro de 2009

Freud colecionista


Este documentário examina a coleção arqueológica de Sigmund Freud em seu contexto original, i.e., o gabinete de Freud junto a sua residência à rua Berggasse, 19, em Viena, tal qual fotografada por Edmund Engelman poucos dias antes do exílio de Freud, de uma Viena sitiada por nazistas para a Londres onde, um ano depois, viria a morrer. O filme examina as relações declaradas entre arqueologia e psicanálise, bem como a curadoria do "museu Freud" original, a iconologia de suas peças preferidas e seus efeitos biográficos, metodológicos e hermenêuticos.

O vídeo está disponível no Vimeo: Freud colecionista.


Freud colecionista
foi confeccionado especialmente para apresentação no Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, realizado na Universidade do Porto, Porto, Portugal, de 12 a 14 de outubro de 2009, sob coordenação das professoras Alice Semedo e Elisa Noronha.

O conteúdo original foi previamente apresentado no StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo, em dois almoços culturais intitulados "Freud e a Arqueologia" e "Édipo, quem foi, quem és?".

A presente versão confinou-se nos 15 minutos estipulados pela organização do seminário. Promete-se para breve uma versão completa, apresentando toda a documentação e analisando todas as questões interessantíssimas deste caso.

Agradeço particularmente às organizadoras acima referidas, ao fotógrafo Edmund Engelman (in memoriam), a seu amigo e mobilizador August Aichhorn (in memoriam) e à Biblioteca do Congresso Norte-Americano (Library of Congress), esta por publicar na web excelente base de dados, incluindo-se o audio original de Freud aqui apresentado, na exposição "Freud - conflict and culture".

3 comentários:

Unknown disse...

Acho fantásticos os seus vídeos. êste especialmente. Gostaria de tê-los. Vale a pena mesmo com alguma perda de qualidade. Meu e-mail é bolca@globo.com, caso possa enviar-me
agradeço. Bolivar Cavalcante

Claudio Costa disse...

O máximo! Quando Freud escreveu a o comentário sobre a Gradiva, conseguiu ilustrar muito bem sua idéia do trabalho analítico como uma arqueologia do inconsciente. Valeu a visita aqui, vinda do seu comentário no Milton Ribeiro.

Unknown disse...

Chico, assisti ao filme sobre a coleção de peças de Freud. Muito bom! Muito bom mesmo! Parabéns! Tu permites que eu a apresente em minha disciplina de Estética, em 2011? Abração!